quarta-feira, 16 de agosto de 2017

INSPIRADO EM LENDA SOVIÉTICA, DASAEV BRILHOU PARA COLOCAR GLOBO NA SÉRIE C


O que um goleiro soviético das décadas de 1970 e 1980 tem a ver com a festa da pequena Ceará-Mirim, a 28 km de Natal, é uma daquelas histórias que só o futebol pode escrever. 
O time da cidade do Rio Grande do Norte, que nem cinco anos de idade completou ainda, disputava vaga na semifinal da Série D e, consequentemente, um lugar na Série C em 2018 com o URT, de Minas Gerais. Foi quando Dasaev, que ainda não havia jogado na competição, entrou em campo, substituindo o goleiro titular Rafael. 
Dasaev não é lá um nome comum para um cidadão de Campo Redondo. Quando é revelado o nome completo, Dasaev Matheus Ferreira de Freitas, fica mais fácil saber que estamos falando de um brasileiro. Mas seu primeiro nome, Dasaev, é uma homenagem ao lendário goleiro soviético que jogou três Copas do Mundo, foi vice-campeão europeu e eleito o melhor goleiro de 1988. 

O Dasaev de Alagoas foi quem explicou, para a reportagem de oGol, a relação entre o seu nome e o do goleiro soviético. Tudo começou com a idolatria de seu pai, Sílvio Carlos, para com o goleiro europeu. 

"Meu pai era fã do Rinat (Dasaev), já que ele foi referência por um bom tempo. Aproveitou e fez a homenagem com o nome do Dasaev. Não encaro como um peso, apesar do mesmo ser reconhecido mundialmente. Sou apenas o Dasaev que a família e amigos conhecem", contou. 

O Dasaev potiguar não negou que procurou, sim, na Internet, imagens do goleiro soviético, e até se espelhou no antigo goleiro. A frieza soviética virou exemplo em Alagoas. 

"Vi alguns vídeos e notei a frieza dele. Espelho-me nisso. Acredito que é algo de mim mesmo, mas contribuiu ao vê-lo também. Não só nos vídeos, como na história dele. Foi um exemplo extra, acredito que não só para mim". revelou. 

O DASAEV DE CAMPO REDONDO ESCREVE A SUA HISTÓRIA
O Dasaev brasileiro entrou em ação pela primeira vez na Série D substituindo um companheiro lesionado ainda no primeiro tempo. Brilhou com defesas importantes no tempo normal e ajudou a manter o 1 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Aí, mostrou a frieza que aprendeu com seu homônimo, defendendo duas cobranças e sendo decisivo na classificação. 

"Acho que tive uma parte importante, sim (na classificação), mas jamais teria conseguido se todos não tivessem lutado desde o início. Acreditamos desde o final do jogo de ida, e concretizamos. E, particularmente falando, não tenho palavras. Só afirmo que foi um momento ímpar na minha carreira, o mais importante até hoje. Espero que ocorra mais momentos assim, irei lutar veementemente para que isso aconteça", afirmou. 

Ao se tornar o time mais jovem a subir de divisão no Brasil, o Globo já entrou para a história, e agora vai em busca de mais. Quem sabe o título... Sonhar não custa nada. 

"Entramos para a história do clube. Além disso, do cenário nacional, já que somos o clube mais novo a conquistar um acesso a nível nacional. Vamos continuar com os pés no chão. Chegamos até aqui assim e iremos manter a postura. Sabemos que as outras equipes são qualificadas e precisamos trabalhar duro para mantermos o que estamos pondo em prática. Acredito que iremos chegar forte para essa disputa, mas um passo de cada vez, como tem sido até então", disse Dasaev. 

Fonte O Gol texto de Carlos Ramos via Wesportes.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário