segunda-feira, 9 de maio de 2016

CAMPEÕES ESTADUAIS: 18 TORCIDAS COMEMORAM TÍTULOS PELO BRASIL E OUVIU-SE O GRITO DE É CAMPEÃO

De norte a sul, muitas torcidas estão em festa. Neste fim de semana, 18 campeões estaduais foram conhecidos. Para você ficar por dentro de todos os times que levantaram a taça hoje, o Portal EBC preparou a lista das equipes campeãs estaduais em 2016. Muitos clubes não terão muito tempo para comemorar, já que na semana que vem começa o Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Confira.

Não teve zebra. Depois de derrubar São Paulo e Corinthians, o Grêmio Osasco Audax sucumbiu ao Santos. O Peixe sagrou-se campeão paulista após vencer o Audax por 1 a 0 em partida disputada na tarde deste domingo (08), no Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP). O gol da partida foi marcado por Ricardo Oliveira. O título veio porque o primeiro jogo da final havia acabado em 1 a 1.

A conquista do Santos coroa a oitava final seguida da equipe no Campeonato Paulista. Este é o 22º terceiro título da equipe na história da competição. Na campanha de 2016, foram 11 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota. Os artilheiros do Santos no campeonato foram Gabriel e Ricardo Oliveira, com sete gols.

No Rio de Janeiro, o Vasco conseguiu o título do Campeonato Carioca após empatar por 1 a 1 com o Botafogo na tarde deste domingo (8). O Cruzmaltino havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0 e por isso jogava pelo empate na partida, disputada no estádio do Maracanã. Os gols do jogo foram marcados por Leandro (para o Botafogo) e Rafael Vaz (para o Vasco).

O 24º título da história do Vasco veio de forma invicta. Ao todo, foram 13 vitórias e cinco empates. O artilheiro do Vasco na competição foi o equatoriano Riascos, com nove gols. 

O América-MG conquistou seu 16º título estadual na tarde deste domingo ao empatar com o Atlético por 1 a 1. O gol do título foi marcado aos 38 minutos do segundo tempo pelo lateral Danilo, que havia feito os outros dois gols da equipe no primeiro jogo da final (que acabou 2 a 1 para o América). A última vez que o Coelho havia vencido o Campeonato Mineiro foi em 2001.

O Galo precisava de uma vitória simples para conquistar o título, mas sucumbiu para o rival que este ano retorna à Série A do Brasileirão. O Atlético começou sem alguns de seus principais jogadores, poupados para as quartas de final da Libertadores da América. O gol dos alvinegros foi feito pela atacante Clayton, aos 12 minutos do segundo tempo. Mas o Coelho conseguiu reagir e empatar o jogo, o que lhe garantiu o título estadual.

O Internacional mostrou que tem mandado no Rio Grande do Sul, pelo menos em termos de campeonatos estaduais. A equipe venceu, neste domingo (8), o Juventude por 3 a 0 e conquistou o hexacampeonato gaúcho. Os gols da partida foram marcados por Eduardo Sasha, Paulão e Gustavo. Na primeira partida, o Internacional já havia ganho por 1 a 0. Este é o 45º título do Colorado na história da competição.

Na primeira fase do campeonato, o Inter acabou em 3º lugar, atrás de Grêmio e São José. Nas quartas de final, o time eliminou o São Paulo (RS), nas semifinais, o time tirou o São José e, na final, derrotou o Juventude. Ao todo, foram 11 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota (para o Veranópolis na primeira fase). O artilheiro do time é Eduardo Sasha, com seis gols.

Campeonato Paranaense – Atlético Campeão
Jogando no estádio Couto Pereira, o Atlético conseguiu uma vitória de 2 a 0 contra o rival Coritiba e garantiu o 23º título paranaense de sua história. Os gols da partida foram marcados por Walter e Ewandro. No primeiro jogo da final, o Atlético (PR) já havia vencido por 3 a 0 o Coxa na Arena da Baixada.

Depois de uma campanha irregular na primeira fase (onde usou os reservas em muitas partidas), o time deslanchou nas quartas de final. A partir daí, eliminou o Foz do Iguaçu, o Paraná Clube e a agora o Coritiba. Em 17 jogos, o time teve sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Campeonato Pernambucano – Santa Cruz Campeão
Após vencer o primeiro jogo da final por 1 a 0, o Santa Cruz segurou o ímpeto do rival Sport na Ilha do Retiro e garantiu o empate por 0 a 0. O resultado levou o tricolor pernambucano ao seu 29º título na história da competição. O time entrou no campeonato só na segunda fase e teve uma campanha irregular, só se classificando em 4º lugar para as semifinais. Porém, cresceu no final, despachou Náutico e Sport e garantiu o caneco.

Campeonato Catarinense - Chapecoense campeã
Em Santa Catarina, o título ficou com a Chapecoense. O time garantiu o título após empatar por 1 a 1 com o Joinville na Arena Índio Condá. Os gols do jogo foram marcados por Diego Felipe (Joinville) e Bruno Mendes (Chapecoense). O título veio após a Chapecoense vencer o primeiro jogo por 1 a 0 fora de casa. Este é quinto título da equipe na história do Catarinense. O time conquistou 12 vitórias, cinco empates e três derrotas na competição em 2016.

Campeonato Baiano – Vitória Campeão
Depois de ganhar o primeiro jogo por 2 a 0 contra o rival Bahia no último domingo, o Vitória se deu ao luxo de garantir o título com uma derrota. Neste domingo, o rubro-negro perdeu para o tricolor por 1 a 0 no estádio da Fonte Nova e mesmo assim comemorou o 28º título da história do time na competição. A campanha do Vitória teve oito vitórias, um empate e três derrotas.

Campeonato Goiano – Goiás Campeão
No sufoco, o Goiás garantiu o campeonato estadual. Após empatar por 1 a 1 com a equipe do Anápolis no Serra Dourada, o título veio na disputa de pênaltis com uma vitória por 5 a 4. Das 18 finais disputadas neste fim de semana, esta foi a única que foi para as penalidades máximas. O título é o 26º da história do time esmeraldino na competição.

Campeonato Cearense - Fortaleza Campeão
Ao contrário do título do Goiás, a conquista do Fortaleza veio com muita tranquilidade. Depois de vencer o primeiro jogo por 4 a 1, o Fortaleza garantiu o seu 41º título estadual com um simples 1 a 0 contra a equipe do Uniclinic. A campanha do time no Cearense teve 18 jogos, 12 vitórias, 4 empates e três derrotas. O artilheiro do time no campeonato foi Anselmo, com sete gols.

Campeonato Paraense – Paysandu Campeão
Com direito a gol relâmpago, o Paysandu venceu o São Francisco por 2 a 1 e se sagrou campeão paraense pela 46ª vez. O jogo único da final começou com bola na rede: Fernando Lombardi marcou para o Papão com 50 segundos de jogo e Andrelino empatou para o Leão de Santarém aos 29. O gol do título foi marcado por Fabinho Alves, aos 9 minutos do segundo tempo. O Papão encerrou sua vitoriosa campanha sem ter perdido nenhum jogo.

Campeonato Alagoano - CRB Campeão
No Campeonato Alagoano, o CRB ganhou de 1 a 0 do rival CSA e garantiu o 29º título estadual da sua história. A conquista veio após a equipe já ter vencido a primeira partida da final por 2 a 0. A campanha do CRB no campeonato foi a seguinte: 10 vitórias, 4 empates e cinco derrotas. O artilheiro do time foi Lúcio Maranhão, com oito gols.

Campeonato Mato-Grossense – Luverdense Campeão
Depois de empatarem por 0 a 0 no primeiro jogo da final, disputado no estádio Passo das Emas, Sinop e Luverdense jogaram neste domingo no Estádio Gigante do Norte, em Sinop. E o título ficou com o Luverdense, que venceu por 1 a 0 e levou o caneco. A campanha teve 11 vitórias, cinco empates e duas derrotas. Este é o terceiro título da equipe na história da competição.

Campeonato Potiguar – ABC Campeão
Esqueça o equilíbrio do primeiro jogo da final, quando ABC e América empataram por 3 a 3. Na partida decisiva, neste sábado (7), atuando diante de sua torcida, o ABC não tomou conhecimento do rival e atropelou-o: 4 a 0, com gols de Echeverria, Jones Carioca e de Nando, artilheiro do estadual, que marcou duas vezes. O Frasqueirão lotado festejou o fim de um jejum de cinco anos sem erguer a taça do Campeonato Potiguar. Esta foi a 54ª vez que o ABC levou o título estadual, o time com maior número de títulos do país.

Campeonato Sergipano – Sergipe Campeão
A conquista do Sergipe começou a ser construída no fim de semana passado, quando o Mais Querido venceu por 1 a 0 o Itabaiana. Precisando de apenas um empate para ficar com o título, o Sergipe foi buscar o resultado depois de sair atrás no placar. O empate veio com uma cabeçada certeira de Bruno Iotti, aos 40 minutos do primeiro tempo. O 1 a 1 garantiu o 33º título do Sergipe, que deu a volta olímpica em pleno Mendonção, na cidade de Itabaiana.

Campeonato Brasiliense – Luziânia Campeão
Pela segunda vez na história, um time goiano venceu o campeonato do Distrito Federal. O bicampeonato do Luziânia, equipe da cidade de mesmo nome e que fica a 59 quilômetros de Brasília, foi sacramentado com gol do talismã Tatuí, que saiu do banco para marcar o único tento do jogo, aos 43 minutos da segunda etapa. No placar agregado, o Luziânia bateu o Ceilândia por 3 a 0 e terminou o campeonato invicto.

Campeonato Sul-Mato-Grossense – Sete de Dourados Campeão
No Mato Grosso do Sul, a equipe do Sete de Dourados ganhou o primeiro título da sua história após derrotar o Comercial por 2 a 0. A equipe já havia vencido a primeira partida da final por 2 a 1. A campanha teve nove vitórias, três empates e quatro derrotas.

Campeonato Capixaba – Desportiva Campeã
Mesmo tendo a vantagem de jogar pelo empate, a Desportiva confirmou seu 18º título estadual com autoridade: vitória por 1 a 0 em cima do Espírito Santo, com um gol de pênalti anotado pelo meia Edinho. Nem a expulsão do volante Vandinho, com dez minutos da etapa final, freou a Locomotiva em seu caminho até o caneco. Além do campeonato, a Desportiva garantiu vaga para Série D e será a representante do Espírito Santo na Quarta Divisão de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário